17 de dez. de 2012

A CAPA DO JORNAL SUPER NOTÍCIA: o que se diz e o que de fato apresenta

Este artigo discorre, a partir da revisão das obras de alguns autores, sobre a transformação/adequação/edição que faz com que produtos jornalísticos se tornem populares e possam ser considerados como comunicação de massa, feita para um público vasto e com características peculiares. Propõe-se, por meio da análise da capa de sete edições consecutivas do jornal Super Notícia – diário popular editado em Belo Horizonte, e por dois anos consecutivos o mais vendido do Brasil –, demonstrar quais são os principais assuntos abordados pelo jornal em suas primeiras páginas. Com isso, pretende-se comprovar a hipótese de que, apesar de focada no já propalado tripé “crime-sexo-escândalos”, a publicação segue além, de modo a apresentar, logo na capa, temas que impactam o cotidiano da população, e a demonstrar, assim, que busca ampliar o diálogo com seus leitores. Além disso, pretende-se analisar, a partir de revisão bibliográfica e da análise das primeiras páginas do jornal, o que ali seria cor-informação. Outro objetivo diz respeito à investigação da natureza dos sentidos estimulados pelas cores usadas pelo veículo, a partir de teorias de significação das cores em nossa cultura.

Autor(a): Raíssa Maciel Teotônio Adorno
Elaborado em: Dezembro/2012
Acesse o artigo na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário