1 de fev. de 2012

Publicar mais cedo. Publicar frequentemente. E ouvir os seus leitores.

Peter Armstrong lançou o interessante livro Lean Publishing baseado em idéias de novas formas de trabalho e negócio seguindo o conceito Lean (enxuto) aplicada em Startups.

O conceito Lean foi desenvolvido na indústria automobilística japonesa, destacando a Toyota, e expandida para outras área de negócio. O Lean objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios. Startup é definido como um modelo de empresa jovem, embrionária, recém-criada, ou ainda em fase de constituição, implementação e organização de suas operações (o que é mais comum). Podendo até mesmo sequer ter iniciado a comercialização de seus produtos e serviços. Pode também ser uma empresa totalmente solidificada no mercado que procura um novo modelo de negócio para desenvolver e lançar um novo produto no mercado.

Abaixo estão descritas as principais idéias do autor.

Recentemente a comunidade startup foi energizada por novas idéias sobre como uma startup deve ser feita. Este pensamento originado em idéias de Steve Blank sobre Desenvolvimento de Clientes, explicou em seu livro seminal "The Four Steps to a Epifania". As idéias Steve Blank foram aplicados por Eric Ries para os problemas de criação de startups web 2.0, resultando na idéia do Lean Startup (tradução livre: Startup Enxuta).

Resumidamente, os conceitos de Desenvolvimento de cliente e do Lean Startup envolvem o lançamento do produto extremamente cedo e refazê-lo, reexecutar todas as etapas de criação/elaboração/entrega (iterar), rapidamente em resposta ao feedback dos clientes. Estas iterações seguem o ciclo OODA (observar, orientar, decidir e agir), aplicada em estreita colaboração com clientes conhecidos como "evangelistas precoces" que serão o primeiros a adotar o produto e que evangelizarão aos outros clientes.

Como escrever livros e fazer startups têm tantos paralelos, entender como as idéias de Lean Startup aplicam às Startups ajuda a compreender como o processo Lean Publishing (tradução livre: Publicação Enxuta) aplica-se a escrever e publicar livros.

A idéia é que rapidamente, às vezes mensalmente, semanalmente e até diariamente, executar repetidamente as etapas de escrita/elaboração/publicação (iterar) de um livro, gerando várias versões melhoradas.

No entanto, historicamente, tem sido extremamente difícil para iterar em curto período de tempo em se tratando de livros: as publicações são apenas segundas edições e posteriores e as edições são produzidas apenas para livros de sucesso. Tem sido muito difícil fazer iterações continuamente sobre um livro inacabado ou mal sucedido, de forma que as edições dos livros resultantes destas iterações sejam distribuídos para seus leitores.

Lean Publishing é baseado na premissa de que a incapacidade de iterar um livro é um problema histórico superado pelos ebooks e a tecnologia atual.

Ao publicar cedo você expõe suas idéias. Se ninguém se importa com elas você descobre isso o mais rápido possível, poupando-se do esforço adicional em continuar em uma direção equivocada, o que que seria desperdício. Na comunidade Startup esta idéia é chamada de "falhe rápido".

Além disso, por meio da publicação, muitas vezes você constrói uma autêntica comunidade, com seus leitores se sentindo conectados ao desenvolvimento do livro, como parte dele.

A construção de uma comunidade de leitores é essencial e não apenas para fins de marketing. Mais importante, você pode ouvi-los. Você pode pedir orientação se você não tem certeza sobre decisões importantes. Além disso, se você está escrevendo um livro de não-ficção por exemplo, isto o ajuda a ter os primeiros leitores, uma vez que o ajuda a definir o tom da publicação. Se você está simplificando demais os leitores vão dizer. Se suas explicações são incompreensíveis, os leitores vão dizer.

Estas idéias utilizadas por Peter Armstrong nos faz repensar a forma como fazemos alguns negócios na área editorial. Um idéia relacionada a aplicação do conceito Lean conjulgado com o desenvolvimento de clientes e com o uso de redes sociais, ebooks, blogs e toda a miríade tecnológica que visa aprimorar e escalar a publicação em um novo contexto.

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