9 de fev. de 2012

Ser um especialista ou um generalista, o que é melhor para seu traballho e sua carreira ?

Para resolver a complexidade no desenvolvimento (criação, definição, elaboração e produção) de um novo produto editorial, seja um livro, hot site, revista, etc, a primeira reação de muitas empresas e pessoas é criar uma equipe composta por especialistas em cada fase do desenvolvimento. Está reação baseia-se no pressuposto que especialistas são competentes em realizar cada tarefa do desenvolvimento e mais eficientes, assim espera-se que todo o desenvolvimento seja eficiente e gere um produto editorial de melhor qualidade, entretanto uma equipe com esta configuração pode gerar alguns inconvenientes.

Há algum tempo Scott Ambler escreveu um artigo sobre um perfil geral desejado para o desenvolvedor de produtos de software.
Embora o desenvolvimento de produtos de software seja uma área de conhecimento específica dentre as várias existentes - desenvolvimento de remédios, automóveis,como também de livros, revistas e outros produtos editoriais - no ambiente atual intensivo em tecnologia e em constante mudança ao qual os produtos editoriais estão envolvidos as idéias de Ambler se aplicam a um propósito geral.

Ambler disse acreditar que é necessário ir além de ser um especialista estreitamente focado e caminhar para tornar-se em mais algo mais amplo, chamado por ele de um especialista generalizante ou especialista generalista.
Assim, no contexto editorial definimos o especialista generalista como alguém que:
  • Tem uma ou mais especialidades técnicas (exemplo: Diagramador, Revisor, Redator, etc)
  • Tem ao menos um conhecimento geral sobre o ciclo de desenvolvimento do produto editorial.
  • Tem ao menos um conhecimento geral sobre o domínio de negocio em que trabalha.
  • Procura ativamente ganhar novas habilidades em suas especialidades e em outras áreas, sejam técnicas ou de negócio.

São razões do porque devemos preferir criar equipes especialistas generalistas:
 - Melhorar a comunicação e colaboração 
O especialista generalista é alguém com maior compreensão sobre como tudo se encaixa. Como resultado ele tem maior disposição a ouvir, trabalhar e aprender com os colegas de equipe. Por outro lado, especialistas frequentemente não tem disposição para cooperar com outras especialidades e tem dificuldade de comunicar e trabalhar com outras pessoas porque eles não tem experiência para entender as questões com as quais seus colegas de equipe estão tentando lidar.

- Menos documentação
Especialistas tendem a criar mais documentação que o necessário pois tendem a documentar tudo o que outros especialistas necessitarão para efetuar as tarefas deles. Isto implica também que a mesma informação é capturada por vários especialistas diferentes porque eles tem medo de perder alguma coisa, assim a mesma informação pode estar registrada em vários documentos diferentes. Além disto há o esforço a mais de revisar e aprovar cada versão da documentação. Um especialista generalista escreverá menos documentação que um especialista porque ele conhece mais opções de onde e como se fazer isto. A implicação é que uma equipe composta por especialistas generalistas será mais eficaz do que uma composta de especialistas.
 
- Melhora a flexibilidade.
Especializações forçam a equipe a pré designar tarefas para pessoas dificultando a capacidade da equipe para alocar dinamicamente tarefas quando novas circunstâncias surgirem durante o desenvolvimento.

- Menos risco
Especializações forçam as equipes a quebrar as tarefas para acomodar a especialidade de cada pessoa, resultando em tarefas de menor granularidade e mais pontos de passagem de informação entre as pessoas por meio de documentação. E a cada passagem pode haver perda desta informação na documentação e portanto aumentando o risco geral ao projeto. Os especialistas generalistas compartilham os documentos e trabalham juntos para evoluir estes documentos quando necessário, aprendendo uns com os outros como e quando fazê-los. Isso diminui o risco geral porque há menos informação sendo trabalhada, maior conhecimento do sistema entre os membros individuais da equipe e aumento das habilidades entre os membros da equipe.

- Menos pontos de estrangulamento ou gargalos
Especialistas tornam-se gargalos, reduzindo a eficiência geral da equipe quando o trabalho enfileira-se para eles. Por exemplo, um diagramador é designado para trabalhar atendendo quatro equipes de desenvolvimento de livros devido a falta de especialistas no assunto nestas equipes. Isto seria perfeitamente aceitável se as quatro equipes gerassem menos trabalho que uma pessoa suporta, mas na maioria das empresas o diagramador recebe as tarefas de uma ou mais equipes ao mesmo tempo. Assim, todo este trabalho atribuído a ele irá enfileirar-se, o que significa que as equipes precisarão esperar pelo resultado do trabalho dele para iniciar, terminar ou continuar o trabalho delas, reduzindo assim a eficiência geral de cada equipe.

Generalistas versus Especialistas Generalistas
Um especialista generalista é mais que apenas um generalista. Um generalista é uma pessoa que faz de tudo um pouco mas não é mestre em nada, entretanto um especialista generalista faz de tudo um pouco e é mestre em algumas coisas. Uma grande diferença. Uma equipe de generalistas pode facilmente hesitar na execução das suas tarefas pois ninguém tem as habilidades para terminar as coisas. Especialistas são focados em um simples assunto, sendo muito efetivos em um determinado assunto mas não em outros. Especialistas generalistas estão entre os dois extremos de serem apenas especialistas ou apenas generalistas, aproveitando os benefícios de ambos e sem sofrer dos inconvenientes de cada um.

Mas como tornar-se um Especialista Generalista ?
Quando você inicia seu primeiro emprego como profissional frequentemente incia-se como diagramador, programador flash ou redator júnior. Você começa então focado em ser o melhor neste papel e se tiver sorte sua empresa oferece a você cursos para conseguir habilidades avançadas em sua especialidade. Uma vez que você está confortável com isto é hora de expandir seus horizontes e aprender novas habilidades nos diferentes aspectos do desenvolvimento do produto editorial. Ao fazer isto, você vai de um especialista para um especialista generalista.

Enfim, não há uma solução perfeita. Aconselha-se a continuar aprendendo novas habilidades, particularmente as de alcance amplo. Ter algumas habilidades técnicas como também habilidades interpessoais. Assumir diversos papéis nos projetos e tentar trabalhar com diferentes tipos de projetos de variados domínios de negócio. Quanto mais você souber, mais valioso você se torna e isto é sempre uma boa estratégia para a carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário