26 de jul. de 2011

Briefing – soluções a partir do problema

Toda necessidade do contato de um cliente a um designer pressupõe-se da necessidade de uma solução visual a fim de elucidar um problema. Para tanto, identificar o problema e esclarecer todos os detalhes que o envolve é receita para o sucesso.


É na origem do problema que arte e design tornam-se distantes, tomando novas dimensões. Na arte, o problema é estabelecido pelo próprio artista, que expõe suas ideias sem necessidade de apelo estético ou semiótico, é fazer a arte pela arte… uma necessidade de autoexpressão. No design o problema é externo ao designer, que propõe soluções ao problema de acordo às necessidade deste terceiro, normalmente repre¬sentado na figura do cliente.


A fim de satisfazer as necessidades do cliente e solucionar seu problema, cabe ao designer a habilidade de identificar e caracterizar de maneira significativa o problema de seu cliente. A ên¬fase na etapa de identificação e caracterização deste problema é responsável pela boa execução do projeto, suas necessidades para com seu público e para com a sociedade em geral.


O Briefing é a ferramenta utilizada para registrar detalhadamente as necessidades e características do projeto. Trata de uma coleta de informações capazes de descrever o problema, as características e necessidades do público e da solução visual a ser criada. Se desenvolver um projeto de design fosse comparado ao processo de preparo de uma receita culinaria, o briefing seria a receita e conteria todos os ingredientes e fórmulas para se alcançar o sucesso.


Não existem fórmulas perfeitas para a criação de um briefing, muitos fatores aleatórios e específicos que variam de projeto a projeto são levados em conta, tornado fórmulas e modelos ineficazes. Ressalta-se porém, que um bom briefing deve conter informações específicas e estratégicas sobre o mercado, o projeto e o cliente, algumas dessas informações são melhor esclarecidas abaixo:


MERCADO


Exclarecer o perfil do consumidor: determinar a faixa etaria, renda media, classe social, sexo, estilo de vida, anseios, e todas outras mais que você ou seu cliente determinarem necessarias para melhor esclarecer as características do projeto;
Exame detalhado do setor do mercado: esclarecer quem são os concorrentes diretos e indiretos do produto de seu cliente, quais as vantagens competitivas do seu cliente frente aos concorrentes, qual o capital de giro financeiro do setor de mercado e do produto, etc;


PROJETO


Definir as pessoas-chave e suas responsabilidades: identificar a entidade “proprietária” do projeto, o responsável por arcar com os encargos financeiros, por tomar as principais decisões, são algumas das questões relevantes dessa sessão do documento. É nesta fase também que são definidos quais entidades são capazes de influenciar as fases do projeto e comprometê-lo, cabendo recorrer à essas entidades a fim de tornar-lo íntimo do projeto e tomar parte de suas opiniões sobre o mesmo.
Definição de prazos, orçamentos e custos: identificar esses fatores são cruciais para utilizar o Briefing como ferramenta de planejamento estratégico e agenda de objetivos a serem cumpridos e apresentados em determinados prazos. Às definições de orçamentos e custos cabe conferir a viabilidade de se desenvolver o projeto.


CLIENTE


Esclarecer os objetivos do projeto: nessa parte, cabe entender e esclarecer algumas questões do projeto junto ao cliente tais como:
  • Por que é necessário esse projeto? (É passível que o cliente acredite que precisa de um novo catálogo de produtos, e no limiar dessas questões você identifique que ele precisa revitalizar sua marca);
  • Qual o motivo da periodicidade deste projeto?
  • Quais são os resultados estimados a serem alcançados com a resolução desse projeto?
Identificar a Missão, Visão e Valores: identificar esses três conceitos de marketing na filosofia da empresa e do produto/serviço são cruciais para desenvolver a comunicação eficiente das soluções desenvolvidas.


A finalizar, este artigo não tem como objetivo profetizar um modelo perfeito de Briefing, mas despertar a curiosidade dos leitores para algumas características que devem compor um bom Briefing e que nem sempre são levados em conta.


Artigo por Diego Nunes, originalmente publicado no COMICs & DESIGN

Um comentário:

  1. Excelente post Diego.
    Criar um produto editorial envolve principalmente arte, projeto, processo e pessoas. Um briefing concretiza e "amarra" um pouco disto em algo que é palpável e visa ter o comprometimento de todos os envolvidos.
    Aproveito para provocar: como determinar o trabalho a ser feito a partir de um briefing ?

    Abraço,

    Yóris.

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