19 de jul. de 2011

Plágio acadêmico - saiba o que é


O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, idéias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.

Um pouco sobre o que diz a lei:
- Código Civil - Art. 524: “a lei assegura ao proprietário o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que, injustamente, os possua”.
- Código Penal - Art. 184: "configura como crime de plá­gio o uso inde­vido da pro­­priedade intelectual de outro".

Então, qual é a forma correta de colocar estas idéias no texto acadêmico?

O Departamento de Comunicação Social - Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense, por iniciativa da Comissão de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010), elaborou uma cartilha com o objetivo de explicar aos alunos o que é exatamente o plágio, problema tão presente hoje em dia no ambiente universitário. Além das implicações ético-legais sobre o tema, o aluno encontrará na cartilha quais são os tipos mais comuns de plágio, exemplos de quando ocorrem e a forma correta de escrever um texto científico. Também conhecerá o que é o conjunto de licenças Creative Commons, um modelo alternativo ao sistema tradicional de copyright.

Nenhum comentário:

Postar um comentário