7 de jul. de 2011

Tema: uma escolha na área da Comunicação



Esse texto foi desenvolvido para oferece dicas aos alunos que estão no processo de escolha de um tema de pesquisa. Essas dicas podem auxiliar aquele aluno que está em dúvida sobre a escolha do seu tema ou aquele aluno que quer ter certeza de que escolheu o tema mais adequado para a sua investigação, na área da Comunicação. A proposta aqui apresentada visa organizar ideias acerca das práticas investigativas específicas do curso de pós-graduação em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia, bem como procura estruturar os campos de interesse da pesquisa, propriamente direcionadas para a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Tema: como e qual escolher?
Quando você, aluno, começa a buscar e pensar sobre o tema que gostaria de pesquisar, ou aparece vários temas em sua mente ou nenhum tema lhe passa pela cabeça. Então, como escolher o tema de pesquisa?

Selecionei alguns requisitos para ajudar na escolha do tema:

- O tema deve ser prazeroso e interessante para você.
Não esqueça que vai passar meses agarrado a este tema. Já que o TCC é obrigatório, pelo menos exerça a liberdade de escolher algo que lhe dê algum prazer.

- O tema deve ser exequível quanto ao tempo de execução.
Não planeje algo que demanda mais tempo do que você dispõe. Não gere suas próprias frustrações.

- O tema deve ser exequível quanto ao acesso às fontes de pesquisa.
Se seu trabalho exige acesso a informações privilegiadas, assegure-se de que tem este acesso antes de ir adiante. Se o acesso não é garantido, o melhor a fazer é mudar de tema ou de objeto de investigação.

- O tema deve estar adequado ao seu universo de conhecimento básico.
Você gosta de livro? Estude percepções do livro. Sempre gostou de discutir os meios de comunicação? Pense em uma problemática nesse campo. A mesma lógica vale para as disciplinas do curso, que envolvem projetos editoriais, como livros, revistas, jornais, portais, sites e aplicativos multimídia em contextos institucionais, sociais, culturais, científicos ou gerenciamento de projetos e produtos comunicacionais.

- O tema deve ter relevância histórica e científica.
A menos que seu trabalho tenha caráter histórico, é importante que você escolha temas contemporâneos. A relevância científica está associada ao interesse público e à validade que seu trabalho demonstrará, pelo referencial teórico e pela metodologia utilizados.

- O tema deve oferecer uma abordagem original.
Para isso, é preciso avaliar o que vem sendo feito e propor um objeto novo ou um novo olhar sobre um objeto já pesquisado.

- Ser pertinente à área de conhecimento.
Ou seja, estude temas na área da Comunicação. Procure identificar os objetos estudados nas disciplinas do curso que está fazendo na pós-graduação.

Para alguns alunos, a pesquisa e a redação de um trabalho científico pode ser algo fácil e agradável, enquanto para outros este processo pode ser um verdadeiro martírio. E sei que você pensará em jogar tudo para o ar, caso seja um martírio. Mas, procure um tema com o qual você se identifique. Não copie trabalhos prontos. Siga as normas de formatação e apresentação de trabalhos científicos e garanto que será mais prazeroso o trabalho a ser desenvolvido.

O primeiro passo de um projeto de pesquisa é, obviamente, definir o tema, ou seja, o que se pretende pesquisar. Qual pergunta visa ser respondida com este estudo? Não basta apenas descobrir a "pergunta" que se pretende responder, é preciso, ainda, descobrir que "respostas" já foram dadas para ela. Ou seja, é preciso analisar o que já foi pesquisado sobre o tema e, muito provavelmente este exercício acabará por reformular a pergunta. Não é porque ela já foi respondida que ela não possa ser novamente formulada.

Temáticas abordadas na área da Comunicação
Aqui estão, de forma geral, as temáticas que vêm sendo pesquisadas no campo da Comunicação:

Jornalismo –
jornais, imprensa sindical ou institucional, jornalismo alternativo ou comunitário, história da imprensa, telejornalismo, radiojornalismo, revistas de informação, webjornalismo, fotojornalismo, jornalismo especializado, gêneros jornalísticos, rotinas de produção, critérios de noticiabilidade, identidade profissional do jornalista, ética jornalística e observatórios de mídia.

Publicidade – estratégias publicitárias, estudos de marca, marketing de relacionamento, criatividade, criação, consumo, análise de publicidade em meios segmentados, história da publicidade, marketing, marketing cultural, marketing de responsabilidade social, merchandising, propaganda e espaços urbanos, relação entre arte e publicidade, design gráfico, jingles, propaganda institucional, marketing eleitoral, propaganda política, ensino de publicidade e propaganda.

Fotografia – análise de produtos, relação com a arte, representação, impacto da tecnologia.

Cinema – análise de filmes, métodos de produção, captação de recursos, distribuição, mercado audiovisual, linguagem e história do cinema.

Editoração – produção, leitura, livro, diagramação, revistas científicas e histórias em quadrinhos.

Música – consumo, tipos, representações e impacto da tecnologia.

Tecnologia – cibercultura, redes sociais, comunidades virtuais, blogs, interação com usuários, desenvolvimento de tecnologias, plataformas midiáticas, programas, modos de interação, impacto das redes digitais no consumo de produtos culturais, computação gráfica, escrita coletiva e convergência dos meios.


A pesquisa é um problema?
Pesquisadores são seres problemáticos. Se seu projeto não tem um problema, é você que está com um, e dos grandes. Sem problematização, não há pesquisa. Lembrem-se do garoto com o zíper aberto (exemplo que conto em sala de aula).

Problema é a questão a ser respondida pelo trabalho. Não é, porém, uma questão simples. Ela já vem polida por uma certa reflexão teórica. É uma questão que já tomou forma em sua mente, derivando de questões teóricas e de sua observação sobre um fenômeno. No nosso caso, derivando da observação sobre um fenômeno do campo da Comunicação e amparando-se em reflexões tanto desta área quanto de áreas que lhe são afins.

Busque ajuda, troque ideias com outros professores.

Instigue-se, provoque-se, investigue-se. Você é o que você questiona.

2 comentários:

  1. Se o tema não é novo, ou seja, já foi abordado em algum outro trabalho o que eu posso fazer ? procurar outro tema ?

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  2. Um tema já abordado não exclui a possibilidade de fazer um trabalho com um novo olhar ou explorando aspectos do assunto abordado.

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